segunda-feira, 14 de julho de 2014

ARTE MOVIMENTO DE NOELI TARACHUKA

Formas helicoidais, rosáceas petaladas, círculos concêntricos, explosões excêntricas combinam-se matematicamente entre si gerando a infinitabilidade geométrica, ora bicolor, ora multicolorida da op-art ou optical art (arte óptica) da artista Noeli Tarachuka, onde o limite pictórico é gerado no bidimensional cujas variações métricas são eleitas pela própria artista.
Nesta poesia do movimento, a artista consegue em seu gestual a cinética plástica criada por Victor Vassarely, provocando sensações de velocidade e sugestões de dinamismo, que se modificam conforme a posição do observador.
Imagens hipnóticas se sobrepõem, ganham vida e interagem com o todo, podendo suas pinturas escapar ao limite bidimensional imposto pela artista. A ilusão de movimento é criada por micromovimentos oculares chamados “movimentos sacádicos” que acontecem durante a observação da imagem, fenômeno totalmente natural a fisiologia do olho humano.
Na linguagem modernista da optical art, a artista consegue resultados contemporâneos através do exercício do tempo de criação, tempo de execução, observação e orientações acadêmicas o que minucia ainda mais seu gestual em suas pinturas, e é este rigor estético com que são construídas que revelam o impecável acabamento e excelente resultado visual. 
Visitação de 04/06/2014 à 04/08/2014
Eloir Jr.
Artista Plástico
Curador
Ass.Curadoria: Kézia Talisin







Nenhum comentário:

Postar um comentário