quarta-feira, 24 de agosto de 2016

OBRA DE KÉZIA TALISIN NO GUIDE INTERNACIONAL D’ART CONTEMPORAIN DO CARROUSEL DU LOUVRE

 Imagem: Divulgação

 A artista multimídia Kézia Talisin, nascida em Maringá-PR e Curitibana de coração desde o início da década de 1980, é destaque com sua obra inspirada em Klimt, no Guide Internacional D’Art Contemporain do mais famoso e conceituado museu do mundo, o Louvre.

Com a figuração da Árvore da Vida, a artista expressa seu universo pictórico através das curvas em arabescos que se tornam sua assinatura artística, e resulta em um trabalho ornamental, de natureza criativa e com teor sustentável, pois Kézia utiliza reaproveitamento de tecidos e papéis, que são colados no bidimensional ambientalizando um cenário invernal na obra em destaque.  Seu trabalho faz parte do bilíngüe (francês/inglês) “Guide Internacional D’Art Contemporain” catalogado internacionalmente, e é o resultado de suas exposições neste célebre Museu.
   
Imagem: Divulgação


Kézia Talisin busca incansavelmente inspirações ornamentais a partir da gênese de sua série nominada “Árvores Klimtiana”, onde ali se encontra a Árvore da Vida, sua paixão e temática atemporal.

O Guia Contemporâneo e as exposições são projetos com execução de Heloiza de Aquino Azevedo, que há 08 anos reside na França e atua como Curadora, Comissária de Arte, Produtora Cultural e Biógrafa. O belo exemplar deste livro é direcionado especialmente para colecionadores, leiloeiros e galeristas de toda a Europa.

Em suas participações em exposições por terras francesas, a artista retorna a Paris através de seu mundo em arabescos e compõe a lista dos 31 artistas contemporâneos citados neste Livro de ouro da classe artística e cultural.  A obra escolhida pela curadora Heloiza, faz parte da série “Árvores Klimtianas” de 2015.

Imagem: Divulgação
Sobre a Artista:

Kézia Talisin, maringaense radicada em Curitiba desde o início da década de 1980, é artista visual pós-graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC–PR.; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR; Planejamento e Organização de Eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Cursou materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário por sete anos sendo os dois últimos como monitora da professora e artista visual Carla Schwab e pintura em cerâmica no Stúdio Christina Carneiro. É assistente curatorial desde 2012 nas mostras do grupo de arte contemporânea Art.con e Óia Nóis, do qual participa desde 2008. E curadora do Doce Morena Bistrô e Café.

Em seu percurso artístico destacam-se acervos nacionais e internacionais e exposições coletivas, individuais, instalações artísticas, intervenção urbana e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Estado do Paraná e no Brasil e alguns países europeus, dentre eles, duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne.

Em dezembro de 2012 a artista iniciou atividades em ateliê próprio instalado no bairro Bom Retiro em Curitiba – PR, onde administra cursos e empresaria produtos e acessórios com sua assinatura artística. Em outubro de 2015, participou do Carrousel du Louvre em Paris na França.

"O lado artístico sempre foi muito forte em minha vida. Sempre gostei de educação artística no tempo de escola, mas, nunca levei essa aptidão muito a sério. Até ingressar no curso de pintura em 2007, apenas como hobby e terapia... Não parei mais", afirma a artista.

Contatos com a artista: www.keziatalisin.com.br

Imagem: Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário