terça-feira, 31 de maio de 2016

EXPOSIÇÃO "REPAGINANDO KLIMT" POR KÉZIA TALISIN NO MARBÔ BAKERY


Foto: Divulgação


A residência Belotti, no coração da capital Paranaense, hospeda a Marbô Bakery e vice-versa, oferecendo uma excelente gastronomia e panificação sob o comando do Chef Marcos Bortolozo.

Foto: Divulgação

Com curadoria de Eloir Jr. e da própria artista, o elegante e contemporâneo espaço inaugura nesta quarta, 1º./06, a recente mostra “Repaginando Klimt”, da artista Kézia Talisin.

Em voga, Klimt passeia no imaginário da artista Kézia Talisin. A recente produção repagina trabalhos já criados e os recria, o que a inspira também na produção de novos bidimensionais de grandes proporções e políptico que traduzem a icônica Árvore da Vida do artista austríaco Gustav Klimt (1862-1918) que se consagrou na arte decorativa, simbolista e nos retratos femininos através de uma pintura ornamental do estilo art noveau.

Tanto na nova produção, como nas repaginadas, figura a árvore da vida, que atua como protagonista na expressão da artista, porém com diversificada ambientação de fundo, onde a sustentabilidade se faz presente através da pluralidade de materiais ditos “descartáveis” que Kézia Talisin incitou em seus trabalhos.

Foto: Divulgação

Tecidos, pastilhas, pequenas gemas em vidro, e literalmente cacos e alguns utilitários em porcelana, compõem vestígios de arte musiva e o início do gestual contemporâneo em assemblage, interagindo com a plástica de seu pantone e figurando ora em último plano, ora em primeiro, enriquecendo assim, o palco pictórico para suas árvores que crescem em arabescos, os quais caracterizam sua assinatura artística.
Esta paixão Klimtiana da artista sugere como objetivo principal a apreciação do público para com uma arte ornamental, decorativa, colorida, rica em elementos e em total harmonia e consciência sócio-ambiental.
A artista não só assina sua ilimitada série em arabescos como também empresaria e comercializa diversos produtos e acessórios fashion exclusivos, que fortalecem sua paixão pela arte decorativa.

Foto: Divulgação 
Sobre a Artista:
Kézia Talisin, maringaense radicada em Curitiba desde o início da década de 1980, é artista visual pós-graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC–PR.; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR; Planejamento e Organização de Eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Cursou materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário por sete anos sendo os dois últimos como monitora da professora e artista visual Carla Schwab e pintura em cerâmica no Stúdio Christina Carneiro. É assistente curatorial desde 2012 nas mostras do grupo de arte contemporânea Art.con e Óia Nóis, do qual participa desde 2008 e curadora Oficial do Doce Morena Bistrô e Café.
Em seu percurso artístico destacam-se acervos nacionais e internacionais e exposições coletivas, individuais, instalações artísticas e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Estado do Paraná e no Brasil e alguns países europeus, dentre eles, duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne.
Em dezembro de 2012 a artista iniciou atividades em ateliê próprio instalado no bairro Bom Retiro em Curitiba - PR.
Em outubro de 2015, participou do Carrousel du Louvre em Paris na França. 

SERVIÇO:

Exposição “Repaginando Klimt” de Kézia Talisin
Local: Marbô Bakery – Residência Belotti
Endereço: R. Dr. Faivre, 621 - Centro, Curitiba – PR
Visitação: 1º./06 a 04/07/2016
Segunda a sexta-feira das 11h às 22h e aos sábados das 9h às 17h.
Presença da artista: sábado, 18/06 das 12 às 16h
Entrada Franca
Telefone: 41 – 3121-1547

Logo: Divulgação




segunda-feira, 30 de maio de 2016

EXPOSIÇÃO "PARANÁ TURÍSTICO" DE ELOIR JR. NO DOCE MORENA BISTRÔ E CAFÉ

Foto montagem: Divulgação

Centenário do Turismo Paranaense (1916-2016)
Produção histórica e artística celebra os 100 anos do Turismo Paranaense
Quando transcorridos 100 anos da visita de Santos Dumont à Terra das Cataratas (1916-2016) cuja paisagem o deslumbrou a ponto de tornar-se “embaixador” da causa para transformação da área em parque, o que veio a se concretizar alguns anos mais tarde com a criação do Parque Nacional do Iguaçu, o Paraná comemora com a publicação da Agenda/livro do Centenário do Turismo Paranaense. Inserida nas comemorações, a Agenda/livro do Centenário divulga as atrações turísticas e as peculiaridades do Paraná, como suas paisagens fantásticas, riqueza cultural, traduzidas em gastronomia, festivais e festas populares.

Foto: Jeferson Franco

De maneira inédita as Regiões Turísticas são representadas sob a interpretação do artista paranaense – Eloir Jr. que transpõe para as telas toda a sua sensibilidade e amor pelo Paraná que poderão ser visitadas a partir de 1º de Junho no Doce Morena Bistrô e Café com curadoria de Kézia Talisin e do próprio artista.
Uma jóia de grande utilidade para a educação e a cultura turística, no decorrer do ano bissexto de 2016 – ano do Centenário do Turismo Paranaense que teve sua data mor, no dia 27 de Maio – Dia Estadual do Turismo.

Foto: Divulgação 
O Artista e a Obra
Eloir Jr., artista plástico curitibano, cujo trabalho alegre e colorido resgata as memórias culturais trazidas pelas etnias européias que imigraram e colonizaram a terra. Inspirando-se no folclore polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, evidenciando ainda a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a Terra de Todas as Gentes.
Identificando-se com a linguagem naïf que traduz a expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas como gralha azul, araucárias e pinhões, Eloir Jr. aceitou de imediato o tema proposto e abraçando o desafio, de maneira inédita, fez com que as Regiões Turísticas fossem representadas sob sua inspirada interpretação, transpondo para as telas muito de sua sensibilidade e todo o paranismo que lhe é inato.
Mergulhando no tema, como hábil artesão, tece filigranas, delineando rotas e caminhos, prospectando paisagens, resgatando a história, perpetuando devoções, colorindo sabores, formatando assim os atrativos em forma de ícones e como mosaicos, as Regiões Turísticas se amalgamam e se completam fazendo o Paraná Turístico explodir em cores.

Marilda Elizabeth Gadotti
 Coordenadora do Projeto Centenário do Turismo Paranaense

SERVIÇO:

Exposição “Paraná Turístico”- Centenário do Turismo Paranaense
Local: Doce Morena bistrô e Café
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 457 – Centro – Curitiba-PR
Visitação: de 1º./06 à 06/07/2016
De segunda a sexta-feira das 8h às 19h
Telefone: 41 – 3018-8548
Entrada Franca 

Logo: Divulgação



sábado, 21 de maio de 2016

ANA LECTÍCIA MANSUR INAUGURA EXPOSIÇÃO "BOSSA NOVA" NO LA PASTA GIALLA

Obra: "Ao som do violão"

ARTE PARA DEGUSTAR!

O La Pasta Gialla, um dos restaurante mais tradicionais da culinária italiana na cidade de Curitiba, com sua unidade no Espaço Gourmet do Park Shopping Barigui, apresenta desde 2014, a Gastronomia apreciada com Arte, que de lá para cá, sob a curadoria de Eloir Jr. e orientação de Carla Schwab, mantém a presença de obras em exposições especiais de artistas paranaenses.

Obra: "Samba do avião"

Sobre as obras:

Naïf, a linguagem mais pura e privilegiada das artes é a expressão para os trabalhos da artista Ana Lectícia Mansur, que se deslumbra ao pintar figurações humanas volumosas. Em seu universo empírico a artista destaca sua paixão pelo feminino, onde mulheres acima do peso figuram como musas em suas obras.

Obra: "Desafinada"

“Bossa Nova” é a recente série da artista, e que também batiza a mostra visual que nos proporciona um passeio pictórico através do bidimensional por terras fluminenses.
Em suas obras ambientalizadas pela boa música criada no final da década de 1950, a Bossa Nova é palco para as personagens de Ana Lectícia Mansur.

A canção “Wave” criada por Tom Jobim tem estrofe manuscrita na obra de mesmo nome, o calçadão de Copacabana serve de suporte para partituras e letra de “Samba de Avião”, assim como “Estrada do sol”, o “Samba de uma nota só” nos dá o tom tropical da pele carioca, a “Desafinada” nos convida a afinar o olhar pela paisagem que a “Gordinha de Ipanema” observa, e a apreciar a grafitada “Ao som do Violão”.

“Isto é Bossa Nova, isto é muito natural...”

  ““ Ao pintar gordinhas, sinto a plenitude da forma, a sensualidade das curvas, a feminilidade, a delicadeza dos gestos, a amizade entre as mulheres quando se identificam umas com as outras. Sou fã do universo feminino, das suas peculiaridades. Penso que toda mulher é “gordinha”, por mais magra que seja, todas têm alguma insatisfação com seu corpo. Na minha criação isso se traduz ao estarem acima do peso “”, relata a artista. 


Ana Lectícia Mansur, curitibana graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná com especialização na França, tendo a pintura como forma recreativa. Ainda na adolescência já demonstrava interesse pela pintura quando seus pais a matricularam no Atelier do Artista Luiz Carlos de Andrade Lima. Decidida a se aprofundar em arte, matriculou-se no atelier permanente de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário, sob a orientação da Professora, orientadora e artista Visual Carla Schwab, onde permanece até a presente data desenvolvendo seus trabalhos naïf. 



SERVIÇO:

Exposição: “Bossa Nova” de Ana Lectícia Mansur

Local: La Pasta Gialla - Park Shopping Barigui
Park Shopping Barigui, Park Gourmet, Curitiba-PR
Endereço: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê
Telefone: (41) 3317-6910

Visitação: 25/05 à 25/09/2016
Horário de funcionamento do Shopping


INAUGURA COM SUCESSO A EXPOSIÇÃO "SONHANDO COM O PARANÁ" NO MUSEU PARANAENSE

 ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “SONHANDO COM O PARANÁ”, DURANTE A 14 a. SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Foto: Eloir Jr.


De 16 a 22 de maio acontece a 14ª Semana Nacional de Museus com o tema: “Museus e Paisagens Culturais”, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, exposições, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.
Na última terça-feira 17/05, inaugurou  no auditório Loureiro Fernandes do Museu Paranaense, a  Exposição “Sonhando com o Paraná”, com curadoria de Carlos Zemek.
Foto: Divulgação
Na foto: Sr. João Luiz Fiani, Secretário de Estado da Cultura, o artista Carlos Zemek, curador da mostra e Sr. RenatoCarneiro Jr., Diretor do Museu Paranaense.


A mostra coletiva faz parte da agenda do Museu e reuni pintura, poesia e arte digital, permanecendo até 17 de julho de 2016.

Foto: Eloir Jr.
Na foto: Osmar Carboni, Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, o artista Eloir Jr. e Renato Carneiro Jr., Diretor do Museu Paranaense.  

A exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses. No total, são 18 telas de 13 artistas, sendo eles: Carlos Zemek, Dirce Polli, Di Magalhães, Eloir Jr., Isabel Sprenger Ribas, Ivani Silva, Liana Maria, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Naotake Fukushima, Osmar Carboni, Roberto Bona, Rogério Bittencourt e Van Zimerman, que retratam as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.

Foto: Divulgação
Na foto: Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, artista e escritora de Castro-PR, a artista visual Carla Schwab e Eloir Jr.

Eloir Jr. é o artista plástico convidado pela curadoria e participará com duas obras:"MATRYOSZKA MARIA DO INGÁ" e “ESLAVOS NO MUSEU PARANAENSE”, a primeira retrata a catedral Nossa Senhora da Glória com seus belos vitrais e a lenda da cabocla "Maria do Ingá" da cidade Canção, Maringá, a segunda obra retrata uma parte da fachada do Museu Paranaense com vitral em Matryoszkas e calçada petit pavê com araucária. 

Foto: Divulgação
Na foto: a artista Van Zimermann, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira e Eloir Jr.


A mostra foi recepcionada pelo Secretário da Cultura do Estado, Sr. João Luiz Fiani, o Diretor do Museu Paranaense, Sr. Renato Augusto Carneiro Junior, o Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Osmar Carboni, o Curador da mostra, Carlos Zemek, colaboradores do Museu, convidados e artistas presentes.  

Em outra parte da exposição, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek, e emoldurados especialmente para a exposição.

Foto: Divulgação
Arte digital de Carlos Zemek e poema de Maria Antonieta Gonzaga Teixeira.


São homenageadas as seguintes cidades: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.

SERVIÇO

Exposição “Sonhando com o Paraná” no Museu Paranaense - Auditório Loureiro Fernandes
Período expositivo: até 17 de julho de 2016
Entrada franca
Museu Paranaense

Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3304-3300

"Eslavos no Museu Paranaense" de Eloir Jr.

Vila Velha-Ponta Grossa de Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

FERNANDA ALONSO INAUGURA EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO CULTURAL DO HOSPITAL IPO


Foto: Divulgação


O espaço cultural do Hospital IPO-Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia, recebe a exposição “Aurora Boreal” da artista Fernanda Alonso. A mostra tem curadoria de Eloir Jr. e orientação artística de Carla Schwab.

Aurora Boreal batiza a mostra e a nova série da artista visual Fernanda Alonso, que também é arquiteta e engenheira de segurança do trabalho.
Inspirada neste típico e sazonal fenômeno das regiões polares, seus trabalhos comungam em movimentos e similaridade de cores com o evento, resultando em uma explosão de acrílicas, que como o magnetismo terrestre e ventos solares, gênese das auroras, refletem nos seus bidimensionais o ar e as nuances policromáticas que imantam de sua paleta, formando faturas e manchas plásticas que interagem entre si e geram novos padrões visuais abstratos, que ao olhar do observador podem sugerir paisagens contemporâneas.  


Foto: Divulgação


Fernanda iniciou sua experiência artística aos oito anos de idade. Durante sua trajetória experimentou diversas técnicas e estilos. Apaixonada por arte contemporânea, identificou­se com o abstracionismo que em suas telas reflete sua personalidade forte.







Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação


SERVIÇO:

Exposição: “AURORA BOREAL” por Fernanda Alonso
Local: Espaço Cultural do Hospital IPO
Visitação: 20/05/2016 a 20/08/2016 
Horário Livre
Endereço: Avenida República Argentina, 2069 - Água Verde
Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR
Entrada Franca