sábado, 21 de maio de 2016

INAUGURA COM SUCESSO A EXPOSIÇÃO "SONHANDO COM O PARANÁ" NO MUSEU PARANAENSE

 ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “SONHANDO COM O PARANÁ”, DURANTE A 14 a. SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Foto: Eloir Jr.


De 16 a 22 de maio acontece a 14ª Semana Nacional de Museus com o tema: “Museus e Paisagens Culturais”, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, exposições, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.
Na última terça-feira 17/05, inaugurou  no auditório Loureiro Fernandes do Museu Paranaense, a  Exposição “Sonhando com o Paraná”, com curadoria de Carlos Zemek.
Foto: Divulgação
Na foto: Sr. João Luiz Fiani, Secretário de Estado da Cultura, o artista Carlos Zemek, curador da mostra e Sr. RenatoCarneiro Jr., Diretor do Museu Paranaense.


A mostra coletiva faz parte da agenda do Museu e reuni pintura, poesia e arte digital, permanecendo até 17 de julho de 2016.

Foto: Eloir Jr.
Na foto: Osmar Carboni, Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, o artista Eloir Jr. e Renato Carneiro Jr., Diretor do Museu Paranaense.  

A exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses. No total, são 18 telas de 13 artistas, sendo eles: Carlos Zemek, Dirce Polli, Di Magalhães, Eloir Jr., Isabel Sprenger Ribas, Ivani Silva, Liana Maria, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Naotake Fukushima, Osmar Carboni, Roberto Bona, Rogério Bittencourt e Van Zimerman, que retratam as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.

Foto: Divulgação
Na foto: Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, artista e escritora de Castro-PR, a artista visual Carla Schwab e Eloir Jr.

Eloir Jr. é o artista plástico convidado pela curadoria e participará com duas obras:"MATRYOSZKA MARIA DO INGÁ" e “ESLAVOS NO MUSEU PARANAENSE”, a primeira retrata a catedral Nossa Senhora da Glória com seus belos vitrais e a lenda da cabocla "Maria do Ingá" da cidade Canção, Maringá, a segunda obra retrata uma parte da fachada do Museu Paranaense com vitral em Matryoszkas e calçada petit pavê com araucária. 

Foto: Divulgação
Na foto: a artista Van Zimermann, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira e Eloir Jr.


A mostra foi recepcionada pelo Secretário da Cultura do Estado, Sr. João Luiz Fiani, o Diretor do Museu Paranaense, Sr. Renato Augusto Carneiro Junior, o Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Osmar Carboni, o Curador da mostra, Carlos Zemek, colaboradores do Museu, convidados e artistas presentes.  

Em outra parte da exposição, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek, e emoldurados especialmente para a exposição.

Foto: Divulgação
Arte digital de Carlos Zemek e poema de Maria Antonieta Gonzaga Teixeira.


São homenageadas as seguintes cidades: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.

SERVIÇO

Exposição “Sonhando com o Paraná” no Museu Paranaense - Auditório Loureiro Fernandes
Período expositivo: até 17 de julho de 2016
Entrada franca
Museu Paranaense

Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3304-3300

"Eslavos no Museu Paranaense" de Eloir Jr.

Vila Velha-Ponta Grossa de Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário