terça-feira, 30 de agosto de 2016

"BABUSZKIANDO" DE ELOIR JR. NO BISA BASÍLIO CAFÉ

Foto: Divulgação
"Monalisa Babuszka Ucraniana"


O elegante Bisa Basílio Café no Água Verde em Curitiba-PR, inaugura nesta quinta-feira, dia 01/09 a Exposição individual “BABUSZKIANDO" do artista plástico e curador Eloir Jr.

Com curadoria de Carla Schwab e do próprio artista, as paredes do aconchegante casarão de vivências eslavas reúne 10 trabalhos da atemporal série “Babuszkas Pop” do artista.

Foto: Divulgação


“Babuszkiando” é uma coletânea lúdica com influência eslava, onde o artista expressa seu icônico e preferido tema pictórico numa homenagem as grandes mulheres do mundo, sendo pinturas, artistas, atrizes, lendas e demais personalidades femininas elaboradas em cenários paranistas na forma de Matryoszkas e Babuszkas. 

Os bidimensionais de Eloir exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e suas personagens incorporam esta figuração geométrica em harmonia com gralhas azuis e pinhões, remetendo a gênese da colonização paranaense.   

Foto: Lex Kozlik
Sobre o artista:
Nascido em Curitiba-PR., Eloir Jr. é Artista Plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba, Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista e Coluna Arte da Revista Virtual Cultural Carlos Zemek. Há 7 anos é Diretor-curador dos Grupos de Arte Contemporânea ART.CON e ÓIA NÓIS e ex-integrante do Grupo Folclórico Português Alma Lusa e Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla, entre as décadas de 1984 e 2004.

Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo 12 premiações durante este período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, livros de arte e cultura e nas edições da Casa Cor Paraná.

Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, e em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France.

Há 20 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.

Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a terra de todas as gentes.

Em seu percurso artístico se identificou com a linguagem Naïf, que traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas, como gralha azul, araucárias e pinhões.


SERVIÇO:
Exposição "BABUSZKIANDO” de Eloir Jr.
Local: Bisa Basílio Café
Visitação: 01 a 30/09
De segunda-feira a sábado das 10h às 20h
Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 1822 - Água Verde
Curitiba-PR
Fone: 41 - 3528-6220

Entrada Franca

Foto: Divulgação

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

OBRA DE KÉZIA TALISIN NO GUIDE INTERNACIONAL D’ART CONTEMPORAIN DO CARROUSEL DU LOUVRE

 Imagem: Divulgação

 A artista multimídia Kézia Talisin, nascida em Maringá-PR e Curitibana de coração desde o início da década de 1980, é destaque com sua obra inspirada em Klimt, no Guide Internacional D’Art Contemporain do mais famoso e conceituado museu do mundo, o Louvre.

Com a figuração da Árvore da Vida, a artista expressa seu universo pictórico através das curvas em arabescos que se tornam sua assinatura artística, e resulta em um trabalho ornamental, de natureza criativa e com teor sustentável, pois Kézia utiliza reaproveitamento de tecidos e papéis, que são colados no bidimensional ambientalizando um cenário invernal na obra em destaque.  Seu trabalho faz parte do bilíngüe (francês/inglês) “Guide Internacional D’Art Contemporain” catalogado internacionalmente, e é o resultado de suas exposições neste célebre Museu.
   
Imagem: Divulgação


Kézia Talisin busca incansavelmente inspirações ornamentais a partir da gênese de sua série nominada “Árvores Klimtiana”, onde ali se encontra a Árvore da Vida, sua paixão e temática atemporal.

O Guia Contemporâneo e as exposições são projetos com execução de Heloiza de Aquino Azevedo, que há 08 anos reside na França e atua como Curadora, Comissária de Arte, Produtora Cultural e Biógrafa. O belo exemplar deste livro é direcionado especialmente para colecionadores, leiloeiros e galeristas de toda a Europa.

Em suas participações em exposições por terras francesas, a artista retorna a Paris através de seu mundo em arabescos e compõe a lista dos 31 artistas contemporâneos citados neste Livro de ouro da classe artística e cultural.  A obra escolhida pela curadora Heloiza, faz parte da série “Árvores Klimtianas” de 2015.

Imagem: Divulgação
Sobre a Artista:

Kézia Talisin, maringaense radicada em Curitiba desde o início da década de 1980, é artista visual pós-graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC–PR.; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR; Planejamento e Organização de Eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Cursou materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário por sete anos sendo os dois últimos como monitora da professora e artista visual Carla Schwab e pintura em cerâmica no Stúdio Christina Carneiro. É assistente curatorial desde 2012 nas mostras do grupo de arte contemporânea Art.con e Óia Nóis, do qual participa desde 2008. E curadora do Doce Morena Bistrô e Café.

Em seu percurso artístico destacam-se acervos nacionais e internacionais e exposições coletivas, individuais, instalações artísticas, intervenção urbana e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Estado do Paraná e no Brasil e alguns países europeus, dentre eles, duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne.

Em dezembro de 2012 a artista iniciou atividades em ateliê próprio instalado no bairro Bom Retiro em Curitiba – PR, onde administra cursos e empresaria produtos e acessórios com sua assinatura artística. Em outubro de 2015, participou do Carrousel du Louvre em Paris na França.

"O lado artístico sempre foi muito forte em minha vida. Sempre gostei de educação artística no tempo de escola, mas, nunca levei essa aptidão muito a sério. Até ingressar no curso de pintura em 2007, apenas como hobby e terapia... Não parei mais", afirma a artista.

Contatos com a artista: www.keziatalisin.com.br

Imagem: Divulgação




OBRAS DE TÂNIA LEAL NO GUIDE INTERNACIONAL D’ART CONTEMPORAIN DO CARROUSEL DU LOUVRE

Foto: Divulgação
Figura 30 - Série Mulheres 2015 


A renomada artista plástica Tânia Leal, nascida em Londrina-PR e Curitibana de coração desde o início da década de 1980, é destaque com seu universo feminino no Guide Internacional D’Art Contemporain do mais famoso e conceituado museu do mundo, o Louvre, onde já participa a algum tempo em exposições.

Foto: Divulgação

As obras figurativas de Tânia Leal expressam seu universo pictórico feminino em nuances multicolorido, expressivo e com personalidade, resultando em trabalhos fortes e ao mesmo tempo delicados e que narram o cotidiano contemporâneo das mulheres. Os trabalhos fazem partem do bilíngüe (francês/inglês) “Guide Internacional D’Art Contemporain” catalogado internacionalmente, e é o resultado de suas exposições neste célebre Museu. 

  
Foto: Divulgação
Figura 29 - Série Mulheres 2015 


O Guia Contemporâneo  e as exposições, são projetos com execução de Heloiza de Aquino Azevedo, que há 08 anos reside na França e atua como Curadora, Comissária de Arte, Produtora Cultural e Biógrafa. O belo exemplar deste livro é direcionado especialmente para colecionadores, leiloeiros e galeristas de toda a Europa.

Em suas participações em exposições por terras francesas, Tânia Leal, retorna a Paris através de seu mundo feminino e compõe a lista dos 31 artistas contemporâneos citados neste Livro de ouro da classe artística e cultural.  As obras escolhidas pela curadora Heloiza, fazem parte da série Mulheres de 2015.


Foto: Divulgação
Sobre a Artista:

Tânia Leal é graduada em Artes Plásticas pela (UDESC) de Florianópolis-SC. Possui em seu currículo diversas exposições individuais e coletivas, entre elas, “Momentos de Vida”, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Florianópolis e na Fundação Mokiti Okada em Curitiba-PR e mostras internacionais “Pallazzo Maffei Marescotti do Vicariato“ no Vaticano em Roma, Galerie Thuillier D´art Contemporain e Carroussel du Louvre, ambas em Paris. A artista possui obras em acervos particulares nacional e internacional.
Em março de 2002 foi homenageada com a “Medalha de Mérito Artístico” pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História de São Paulo-SP.
Tânia é conhecida por sua temática de figurações femininas intituladas ”MULHERES”, onde utiliza muitas cores em contraste com jogos de luz e sombra que tornam seus trabalhos únicos e com personalidade. “Minhas mulheres são sonhadoras, românticas e esperançosas… às vezes até tristonhas… mas enalteço sempre a mulher. Sou uma pintora das figuras femininas” comenta a artista.


Atualmente a artista ministra aulas de pintura em seu atelier e participa de mostras em espaços culturais e oficiais. 

Foto: Divulgação



terça-feira, 23 de agosto de 2016

UNIÃO DA VITÓRIA-PR, RECEBE A MOSTRA "O SURREAL POLONÊS AOS OLHOS DA ARTE"

Foto Montagem: Divulgação

"Natureza" de Everly Giller, "Baśnie Polskie" de Márcia Széliga, "Babuszkas vestem Jadwiga Grabowska" de Eloir Jr., "A reconquista da Liberdade" de Heliana Grudzien e "Maria e Isabel" de Simone Koubik. 

A Associação Cultural Polska-Braziliana Karol Wojtyła e a Secretaria da Cultura de União da Vitória-PR, inauguram nesta quarta-feira, 24/08 às 20h, a exposição "O Surreal Polonês aos Olhos da Arte" na Galeria de Arte Erich Herbert Will.

O projeto voluntário de pintura é coordenado pela polonesa Ludmila Pawlowski e conta com 15 artistas paranaenses convidados a criar trabalhos artísticos na linguagem Surreal com temática social, cultural, geográfica, religiosa, artística entre outras e que remetem a milenar Polônia.

Foto: Divulgação
Obra: "Babuszkas Vestem Jadwiga Grabowska" de Eloir Jr.


Os quadros farão parte do acervo cultural da Associação Cultural, a qual se compromete à expô-los em diversas galerias, eventos, etc..
O objetivo da mostra tem a finalidade de valorizar e restaurar a cultura Polonesa deixada por seus antepassados.

Participam da exposição:

Aclair Helena Bailke Schutze
Ana Inêz Schreiner
Eloir Amaro Júnior
Everly Giller
Felipe André Petola
Heliana Grudzien
Israel Checozi
Janete Azeredo
Keh Michelotto
Léo Ferreira
Márcia Széliga
Salette Strobino
Marlon Bauer
Simone Koubik
Ulysses Teixeira

SERVIÇO:
Exposição: “O Surreal Polonês aos Olhos da Arte”
Local: Galeria de Arte Erich Herbert Will
Endereço: Praça Visconde de Nácar, S/N – União da Vitória –PR
Data: 24/08/2016 às 20h
A exposição permanece por duas semanas.
Entrada Gratuita

Foto Convite: Divulgação



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

"MUNDO DO ARTISTA" ABRE COM SUCESSO


édito: Katia Velo

Na foto: Artista Eloir Jr. e seu mundo, Artistas Carla Schwab, Tânia Leal, Alani Mello e Kézia Talisin.

Na última terça-feira, 16/08 o Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas inaugurou a exposição "MUNDO DO ARTISTA”, projeto de Oswaldo Fontoura Dias com curadoria do próprio artista e assistência de Eloir Jr. A mostra iniciou na semana do dia internacional das Artes comemorado em 12/08 e segue até 30/09.


Crédito: Katia Velo


A coletiva artística possibilita novas percepções sobre o mundo na visão criativa do artista.

A exposição cultural “Mundo do Artista” iniciou em homenagem ao dia do Artista Plástico em maio de 2014, foi exibida na Galeria da Fundação Cultural Mokiti Okada, seguiu no mesmo ano para no Salão Principal (entrada) do Colégio Militar de Curitiba-PR e agora pode ser vista no Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas.

Na foto: Artista Oswaldo Fontoura Dias, coordenador da Mostra, obra de Waltraud Sekula e Juliana Pastre, empreendedora do Shopping Jardim das Américas 
Crédito: Eloir Jr. 

A inauguração foi recepcionada pela empreendedora Juliana Pastre e colaboradores do Shopping Jardim das Américas, o coordenador da mostra Oswaldo Fontoura Dias, convidados e artistas presentes.

Crédito: Katia Velo


Crédito: Eloir Jr.


Fazem parte da exposição 18 trabalhos dos artistas: Alani F. de Mello, Alvaro Wambier Jr., Ana Lectícia Mansur, Carla Schwab, Celso Parubocz, Eloir Jr., Felipe Sekula, Gabriela Rockenbach, Janete Fernandes, Katia Velo, KéziaTalisin, Oswaldo Fontoura Dias, Ruth Mara, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal, Waltraud Sekula e Wilma Vanessa Wambier.

SERVIÇO:
Exposição “MUNDO DO ARTISTA”
Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas -1º. Piso
VISITAÇÃO: até  30/09/2016
Horário comercial do Shopping
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63
                   Jardim das Américas-Curitiba-PR
Entrada Franca


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

EXPOSIÇÃO CULTURAL “MUNDO DO ARTISTA” no Shopping Jardim das Américas


Imagem: Divulgação

EXPOSIÇÃO CULTURAL “MUNDO DO ARTISTA”
Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas

A exposição cultural “Mundo do Artista” iniciou em homenagem ao dia do Artista Plástico em maio de 2014, foi exibida na Galeria da Fundação Cultural Mokiti Okada, seguiu no mesmo ano para no Salão Principal (entrada) do Colégio Militar de Curitiba-PR e agora poderá ser vista no Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas.

A mostra possibilita novas percepções sobre o mundo na visão criativa do artista. O universo tridimensional das obras é criado em globos de isopor com 40 cm de diâmetro que formam entre si uma instalação aérea com interferências em diferentes técnicas e linguagens. As esferas servem como suportes para os artistas mostram suas ideologias, percepção artística e contexto em que estão inseridos.

A mostra é idealizada por Oswaldo Fontoura Dias, coordenador da exposição, cuja intenção é fazer uma reflexão sobre o papel que o Artista Plástico exerce nas questões inerentes ao dia adia e conta com 18 artistas, sendo eles: Alani F. de Mello, Alvaro Wambier Jr., Ana Lectícia Mansur, Carla Schwab, Celso Parubocz, Eloir Jr., Felipe Sekula, Gabriela Rockenbach, Janete Fernandes, Katia Velo, KéziaTalisin, Oswaldo Fontoura Dias, Ruth Mara, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal, Waltraud Sekula e Wilma Vanessa Wambier.

“Esta instalação aérea possibilita que as obras sejam observadas sobre vários ângulos e seu conjunto forma, através da diversidade da expressão artística presente, um universo tridimensional, onde a criatividade é o DNA da exposição”, comenta o coordenador da mostra, Oswaldo Fontoura Dias.

Imagem: Divulgação



SERVIÇO:
Exposição “MUNDO DO ARTISTA”

Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas -1º. Piso
Coquetel de Abertura: 16/08 às 19h30min

VISITAÇÃO: 12/08 a 30/09/2016
Horário comercial do Shopping
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63
                   Jardim das Américas-Curitiba-PR
Entrada Franca

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação




terça-feira, 9 de agosto de 2016

SHOPPING JARDIM DAS AMÉRICAS PREPARA NOVA MOSTRA CULTURAL

Logo: Divulgação

Mundo do artista é a nova mostra cultural que o Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas está preparando para o público nesta sexta-feira, 12/08, com coquetel de abertura marcado para o dia 16/08 às 19h30min.

Imagem: Divulgação


Com criação e coordenação do artista Oswaldo Fontoura Dias, a mostra possibilita novas percepções sobre o mundo na visão criativa do artista. O universo tridimensional das obras é criado em globos de isopor com 40 cm de diâmetro que formam entre si uma instalação aérea com interferências em diferentes técnicas e linguagens. As esferas servem como suportes para os artistas mostram suas ideologias, percepção artística e contexto em que estão inseridos.

Participam da exposição 18 artistas paranaenses: Alani F. de Mello, Alvaro Wambier Jr., Ana Lectícia Mansur, Carla Schwab, Celso Parubocz, Eloir Jr., Felipe Sekula, Gabriela Rockenbach, Janete Fernandes, Katia Velo, KéziaTalisin, Oswaldo Fontoura Dias, Ruth Mara, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal, Waltraud Sekula e Wilma Vanessa Wambier.


Imagem: Divulgação



SERVIÇO:
Exposição “MUNDO DO ARTISTA”

Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas -1º. Piso
Coquetel de Abertura: 16/08 às 19h30min

VISITAÇÃO: 12/08 a 30/09/2016
Horário comercial do Shopping
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63
                   Jardim das Américas-Curitiba-PR

Entrada Franca