domingo, 28 de maio de 2017

Lançamento do Livro Panifesto-À Procura do Pão Paranaense, com ilustrações de Eloir Jr. e fotografias de Carla Schwab

O Casal de Artistas: Carla Schwab e Eloir Jr.
Crédito: Andreia kaláboa
Eloir Jr. e os autores e proprietários do La Panoteca Oscar Luzardo e Claudine de Sá Botelho
Crédito: Carla Schwab

No último sábado 27/05, a La Panoteca no elegante Bigorrilho/Champagnat em Curitiba-PR, recebeu ao estilo eslavo do Paraná, isto é, com muito pão e sal, o lançamento do Livro "PANIFESTO-À PROCURA DO PÃO PARANAENSE" de Claudine de Sá Botelho e Oscar Pablo Luzardo, idealizadores do exemplar e proprietários do Espaço. O evento de caráter particular iniciou à tarde de autógrafos com os autores e a presença dos colaborares da edição, sendo eles, o casal de cineastas Guto Pasko e Andreia Kaláboa, fotógrafos, historiadores, jornalistas, o casal de artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr., o qual ilustrou com suas pinturas étnicas europeias algumas páginas, cujas imagens foram clicadas por Carla, entre outros convidados que se sentiram em um perfeito “Carpe Diem”.
Experiências e vivências foram trocadas e registradas pelos autores neste Panifesto. In loco colheram relatos, receitas, histórias vividas no velho continente, fotografias e as mais diversas interpretações e confecções do pão.  

O casal de cineastas: Guto Pasko e Andreia Kaláboa com o artista Eloir Jr.
Crédito: Carla Schwab

Momento dos autógrafos
Crédito: Carla Schwab


Apreciar esta obra é uma verdadeira degustação de sabores que aguçam os sentidos, uma experiência gastronômica ímpar pela história e cultura imigratória do Estado do Paraná, descritas através deste inspirador e milenar alimento, uma ode a união, seja ela familiar ou de amigos, onde todos comungam do pão nosso de cada dia.   

Esta deliciosa obra está disponível para venda na La Panoteca e em breve nas principais livrarias.

O “Panifesto-À Procura do Pão Paranaense” trata-se de um livro que compartilha um sonho, difunde uma idéia e lança um desafio.  
“Nesse manifesto, Claudine e Oscar partilham o seu processo de procura do pão paranaense, focados no sonho de ver a qualidade do pão melhorar em termos de sabor e qualidade nutricional, e do resgate do valor cultural deste alimento milenar. Eles tomam como referência a importância cultural do pão nos seus respectivos países de origem, onde também existe uma deterioração da qualidade, porém, ainda é um importante patrimônio imaterial a preservar. A idéia que tentam difundir é que existem, no Paraná, elementos para fortalecer a cultura do pão e a sua qualidade, a partir de três fatos. Primeiro, que nas últimas décadas as pessoas têm procurado produtos de melhor qualidade, a exemplo da evolução do vinho, do café e da cerveja. Segundo, que o Paraná é o celeiro do Brasil, e terceiro, que o Estado conta com uma herança cultural onde o pão tem uma forte presença nas tradições dos imigrantes. Finalmente os autores lançam um desafio para cada um procurar seu caminho para o pão paranaense, percorrendo a cadeia de produção, desde os produtores de trigo, os moinhos, os colegas padeiros, aqueles que o confeccionam em casa, e todas aquelas pessoas que, de alguma maneira ou outra, apreciam o pão”. (texto da orelha da capa)

O Livro Panifesto
Crédito: Carla Schwab

Serviço:
Onde encontrar: Na La Panoteca
Endereço: Rua Gastão Câmara, 384
Bigorrilho / Champagnat.

41 – 3339-8405

Nenhum comentário:

Postar um comentário