terça-feira, 15 de maio de 2018

Inaugura com sucesso a 16a.Semana Nacional de Museus no Espaço Cultural IPO


Artistas e suas obras - Crédito: Katia Velo

A mostra “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”,
coloca o espaço cultural IPO na 16ª Semana Nacional de Museus do IBRAM

O Espaço Cultural do Hospital IPO está participando da 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com a realização da exposição coletiva “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil” que reúne obras de 15 artistas plásticos curitibanos, sob a coordenação de Carla Schwab e Eloir Jr. 

A exposição foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (14) com a presença dos autores das obras. A iniciativa celebra o Dia Internacional do Museu, que é comemorado no dia 18 de maio.

Divulgação

Segundo os coordenadores da exposição no IPO, a mostra busca resgatar a memória cultural que enriquece há séculos a expressão negra e permanecerá no espaço, com visitação gratuita, até 14 de junho. Ainda de acordo com eles, cada obra conta com um QR Code (endereço eletrônico) com o qual o público poderá obter informações complementares a respeito das obras. “O público poderá interagir com as obras buscando detalhes sobre as personalidades tratadas ou do ato cultural por meio do aparelho celular ou outro dispositivo móvel”, explica Eloir Jr.

Foto montagem divulgação

Obras
Fortes e liberais, artistas e guerreiras, amas de leite, escritoras, ativistas, mães e religiosas, todas as mulheres negras estão sendo muito bem retratadas em diferentes linguagens, técnicas e percepções artísticas de Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, EloirJr., Katia Velo, Kezia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tania Leal.
Transcorridos 130 anos da assinatura da Lei Aurea, ainda observamos níveis de discriminação racial, porém a história nos narra a saga de personagens negras que exemplificam a incansável trajetória em busca de seus objetivos e direitos hoje adquiridos e relevantes para a construção do Brasil. Esta exposição tem como objetivo provocar a reflexão do visitante”, destaca Eloir Jr.

Serviço:
 Exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”
Data: 13/05 a 14/06/2018 - Horário Livre
Local: Espaço Cultural IPO
Endereço: Rua Goiás, 60 - Água Verde / Térreo
Curitiba-PR

Crédito: Carla Schwab
Sobre o Espaço Cultural IPO 
Fundado há 4 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde.  Em 2017, durante as comemorações dos três anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas,  lançou um livro artístico bilingue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário