sábado, 30 de março de 2019

Exposição "Babushkim" de Eloir Jr., na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek



A Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek, na colônia Murici em São José dos Pinhais-PR, inaugurou em 20/02/2019 a Exposição individual “BABUSHKIM" do artista plástico e curador Eloir Jr.


O casarão histórico e cultural de vivências eslavas reúne a recente produção do artista, que além de retratar sua assinatura artística, as tradicionais babushkas e matrioshkas, as coloca num cenário ambientado com lambrequins, calçadões em petit-pavê e araucárias.



Babushkim, une as palavras babushka e lambrequim, dando gênese a coletânea com forte presença eslava. A multiculturalidade e policromia presente na forma de babushkas e matrioshkas, encenam saudações típicas, como o pão e sal, personagens folclóricos e arquitetura local, onde variações de lambrequins edificam-se nas obras e, completam o passeio cultural em cenários paranistas.
Os bidimensionais de Eloir Jr. exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e seus personagens incorporam esta figuração em harmonia com gralhas azuis, pinhões, araucárias e lambrequins, remetendo a gênese da colonização paranaense.

Sobre o artista:
Nascido em Curitiba-PR, Eloir Jr. é Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.
Expõe profissionalmente em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo inúmeras premiações durante este período e, suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, museus pelo País, livros de arte e cultura e em algumas edições da Casa Cor Paraná. Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France e em 2016 na The New York Public Library. A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, o artista representou as artes visuais do Paraná durante o 24o. Sarau Chatô em Brasília-DF, que homenageou a Ucrânia e o Paraná em 2017 e, recentemente criou um painel artístico para uma Escola Municipal de Curitiba-PR. Há mais de duas décadas é estudioso das etnias europeias que colonizaram a terra Paranaense, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países. Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos, onde consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, com os ícones paranaenses como a gralha azul, araucárias e pinhões.

SERVIÇO:
Exposição de Arte: “BABUSHKIM”
Local: Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek
Rua João Lipinski, 1001 – Miringuava-Colônia Murici
São José dos Pinhais – PR
Período expositivo: 20/02 a 20/05/2019
De segunda a sexta-feira das 8h as 12h e das 13h as 17h
Todo primeiro domingo de cada mês, das 12h30 as 16h30
Entrada Gratuita
Classificação: Aberto a todos os públicos
Telefone: 41 – 3635-1545

Crédito: Aline Bellino


Nenhum comentário:

Postar um comentário