domingo, 4 de julho de 2021

Eloir Jr., artista plástico curitibano, é destaque em cenário no Programa da Rede Globo

 

Divulgação


No último sábado, 03/07, o Programa “Se Joga” da rede Globo, apresentou a obra do artista plástico curitibano Eloir Jr.

Obra: Selfie da Matrioshka no Jardim Botânico de Curitiba - Eloir Jr.
Divulgação

O “Se Joga” é um programa de entretenimento nas tardes de sábados, apresentado por Fernanda Gentil, e que também dá destaque a produção cultural nacional, com um quadro chamado Cantinho das Artes, onde a obra “Selfie da Matrioshka no Jardim Botânico de Curitiba”, de Eloir Jr. foi exibida ao vivo, em âmbito nacional e para os assinantes no mundo, no cenário criado por Mauro Vicente, cenógrafo titular da Globo e entusiasta das artes, e permanecerá em acervo institucional. O trabalho em acrílica sobre tela, retrata as matrioshkas, assinatura artística de Eloir, representando as culturas polonesa e ucraniana do Paraná, fazendo selfie com biquinho no mais conhecido ponto turístico de Curitiba, o Jardim Botânico, idealizado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

O cenógrafo relata que a obra de Eloir Jr. chamou a atenção pela arquitetura criada nos parques curitibanos, destaque a colonização, e por ser a primeira do sul do Brasil entre mil inscritas de outras regiões. “Parabéns pelo lindo trabalho ! Gratidão termos sua arte no cenário ! Sucesso ! Foi um prazer enorme ver seu trabalho exibido no nosso programa ! Parabéns pelo seu talento ! Arte que Salva !” , comenta Mauro Vicente, nas redes sociais.

Muito feliz, o artista destaca a valorização da produção artística nacional pela Globo, a importância cultural que o programa exibe em caráter nacional e, agradece sua participação.


Sobre o artista:

Eloir Jr. é artista plástico curitibano, curador e colunista cultural. Há 25 anos é estudioso da cultura eslava no Paraná, com exposições por todo o país e no exterior, diversas premiações e tendo apresentado obras no Carrousel Du Louvre em Paris, na biblioteca pública de Nova Iorque, entre outros espaços culturais internacionais. Sua assinatura artística se traduz em babushkas e matrioshkas, e seus trabalhos resgatam a memória cultural dos imigrantes poloneses e ucranianos no Paraná, em harmonia com a Araucária, pinhão e gralha azul (símbolos paranaenses).


Assista a participação de Eloir Jr.:

https://gshow.globo.com/programas/se-joga/episodio/2021/07/03/videos-do-episodio-de-se-joga-de-sabado-03-de-julho-de-2021.ghtml?fbclid=IwAR0d1vFFq8EozuyjNoU3jiWS867zAwCTlFvrFEMLcd9IJB6LQjif7eqi91s

Nenhum comentário:

Postar um comentário