segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Projeto curitibano recebe reconhecimento da ONU

Imagem: Divulgação

Trabalho com refugiados, em parceria com a Linyon, foi elogiado pela equipe do novo secretário-geral da ONU

Há algum tempo, ocorre no mundo todo uma grande imigração de diversos países que passam por problemas como a fome, guerras e desastres naturais. Com isso, o aumento de refugiados em países com maior estrutura é natural. No Brasil, cerca de 9 mil pessoas estejam nesta situação.

Um dos maiores problemas enfrentados pelos refugiados é na hora de procurar emprego, pois há problemas com a fala, currículo, além da barreira de nacionalidade. Por isso, recentemente o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), por meio do Projeto voluntário Uaná, em parceria com a Linyon – Escola de Integração, realizaram na cidade de Curitiba (PR) um projeto de capacitação, inteiramente gratuito para os refugiados, que reuniu sírios, angolanos e haitianos. 

“Este é o papel mais importante da sociedade, dar oportunidade aos que são menos assistidos. Está nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, onde todos devem seguir para que possamos ter uma sociedade mais igualitária”, coloca o presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho.

O trabalho desenvolvido ganhou o reconhecimento da ONU, que enviou uma carta ao ISAE, assinada por Kyung-wha Kang, chefe da equipe de transição do novo secretário-geral designado das Nações Unidas, Antônio Guterres. Guterres atua há anos como Presidente da Agência da ONU para Refugiados. Na carta, Kang afirma que o projeto é um importante passo para a execução dos ODS e que contam com a Instituição para trabalhar em conjunto os desafios globais enfrentados.

Projeto para refugiados

O trabalho com os refugiados teve como base a capacitação profissional, para que fosse um auxílio no momento de buscar uma oportunidade no mercado. Os módulos foram divididos em desenvolvimento pessoal e profissional, empreendedorismo, liderança e mercado de trabalho, tendo como foco principal o esclarecimento em relação aos direitos e obrigações trabalhistas de acordo com a legislação brasileira.


O ISAE é membro do Pacto Global e do PRME, que pertencem a ONU e buscam novas formas de fazer o setor privado e a educação se envolverem e ajudarem a sociedade a se desenvolver. Conheça mais sobre estes projetos pelo site www.isaebrasil.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário